Câmara realiza Live pela Conscientização do Autismo.

por Izabella Cristina Garcia Moleiro publicado 28/04/2021 10h55, última modificação 28/04/2021 10h57
A Câmara Municipal realizou nesta terça-feira, 27 de abril uma Live pela Conscientização do Autismo para informar a população sobre o que é o Transtorno de Espectro Autista (TEA) e como lidar com a doença.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre transtorno do neurodesenvolvimento, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril.
O evento contou com a presença da Fonoaudióloga, Branca Meirelles Pessoa, da Psicóloga, Kalliny Nakano Alarça, da Terapeuta Ocupacional Paola Del Picchia de Oliveira e pela representante das mães com filhos autistas, graduada em história e geografia e pós-graduada em história do Brasil e cultura afrodescendente Rosangela de Lourdes Peres, além da presença dos vereadores e vereadoras, do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretária da Educação.
Nos últimos anos, no Brasil, a temática do autismo tem ganhado cada vez mais relevância através das mobilizações feitas por ativistas, pessoas autistas, familiares nas redes sociais, na mídia e em suas comunidades. Como resultado, o autismo tem sido mais e mais visibilizado na Legislação e nas Políticas Públicas de Saúde, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, dentre outras.
Os desafios, no entanto, ainda são muitos. A exclusão, o preconceito e o abandono persistem como realidade na vida de muitos autistas e suas famílias.
Durante o debate foi discutido a importância da família, do estado e da sociedade, que devem caminhar juntas combatendo todas as formas de preconceitos e discriminação, construindo um mundo mais inclusivo que permita às pessoas autistas mostrar todo seu potencial.