ALÉM DE PIPAS, CEROL E LINHA CHILENA CORTAM VIDAS!!

por Izabella Cristina Garcia Moleiro publicado 03/08/2017 11h39, última modificação 03/08/2017 11h39

O período de férias escolares e a estação marcada por ventos fortes tornam julho e agosto meses propícios para empinar pipas. Diante desta realidade é de grande importância orientar as pessoas sobre a forma correta de empinar pipas, sem linhas cortantes e em locais onde há riscos de atingir a rede elétrica.

A legislação estadual proíbe o uso de linhas com cerol ou linha chilena para empinar papagaios, ficando o responsável sujeito a pagamento de multa, que varia de 100 reais a 1,5 mil reais e o fabricante ou comerciante irregular do produto também estarão sujeitos à punição. Pode ser punido também criminalmente nos casos em que causar vítimas de ferimentos ou de morte.

É importante ressaltar que o poder de corte da linha chilena é quatro vezes superior a tradicional mistura à base de cola e vidro moído, mais conhecido como o cerol. Como são muito mais agressivos e cortantes, os riscos oferecidos pela linha chilena é proporcionalmente superior, um produto que se utilizado pelo grau de dureza, costuma ser empregado como abrasivo na composição de ferramentas de corte. O cerol é um produto mais simples, produzido em escala reduzida. Já a linha chilena é feita em processo industrial e tem um refino mais apurado, o que a torna muito mais leve e extremamente nociva.

A linha chilena e o cerol representam um risco principalmente para motociclistas. Com a velocidade, o condutor não enxerga o material e tem o pescoço cortado de maneira profunda. 

Precisamos conscientizar toda população quanto aos riscos oferecidos em decorrência de irresponsabilidades e negligências dos que usam tal meio como diversão, além de pipas, cerol e linha chilena cortam vidas.

cerol.jpg

cerol 01.jpg